PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

segunda-feira, dezembro 21, 2009

CHICO DA SILVA, O ACREANO PRIMITIVO

Demorou mas chegou. Depois de muito tempo adquiri um quadro do maior artista primitivista do Brasil: Chico da Silva, um presente do artista plástico Jorge Rivasplata. Francisco Domingos da Silva nasceu no Acre, e aos 10 anos foi para Pirambu, bairro pobre de Fortaleza.

Perdeu o pai logo depois passando a fazer todos os tipos de serviços - consertando sapato, fogão, cobrindo guarda chuva etc. Em suas muitas andanças pela cidade, Chico às vezes parava em frente a um muro branco e fazia desenhos com carvão ou tijolo, colorindo-os com folhas. Foram estes desenhos, na Praia Formosa, que chamaram a atenção do crítico de arte e pintor Jean-Pierre Chabloz que passou a procurá-lo e foi seu primeiro incentivador.

Chabloz ensinou Chico da Silva a pintar com guache e passou a dar o material para que ele pintasse, além de comprar todas as suas telas - comprou mais de 40. Foi por intermédio dele que Chico da Silva expôs, pela primeira vez, no III Salão Cearense de pintura e no Salão de Abril de 1943, em Fortaleza. Em 45, junto com outros artistas cearenses, expõe na Galeria Askanasy e, durante a década de 50, suas obras vão ser vistas em várias galerias da Europa, conseqüência de um artigo a seu respeito no Cahiers d’Art, conceituada publicação francesa, que o considerou um pintor genuinamente primitivo.

O maior artista primitivo do Brasil, que imprimia nas suas pinturas toda a mitologia da região amazônica realizava através de uma expressão quase surrealista, e que está representado nas maiores coleções do mundo - como a da Rainha da Inglaterra - nunca teve suporte para estruturar sua carreira, apenas incentivos isolados, que o jogou em um meio desconhecido que o deslumbrou e, dentro do qual, sem orientação, acabou por perder-se.

Com informações de Cassandra de Castro Assis Gonçalves, bolsista da FAPESP e da Dra. Daisy Peccinini de Alvarado, da USP.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger Caio Martins said...

Marrapaiz, parabéns pela aquisição. Chico é uma raridade, seja pelo talento, seja pela sensível inteligência plástica. O quadro não poderia ficar em melhores mãos.

Abração, e vamo que vamo. 2010 j'aí vem, compadre...

3:19 AM  
Blogger MOISÉS DINIZ said...

Estimado blogueiro,


A partir de hoje escreverei no Blog ECOS SOCIALISTAS. Além de um espaço para expressar as minhas idéias, gostaria de publicar outras opiniões.


Desde já coloco o nosso blog à disposição e fico aguardando teus textos, artigos, ensaios, contos, poesias, resenhas. Basta enviar para moisesdiniz.acre@gmail.com.


O endereço no nosso novo blog - http://moisesacre.blogspot.com/


O teu blog já está linkado aqui. Se puder linkar o meu blog novo na tua página, eu fico grato.


Um abraço,


Moisés Diniz

6:37 AM  
Blogger Unknown said...

Parabéns grande Pitter,

Vejo que o colecionismo está habitando o teu cotidiano e isso é salutar.
Desejo que a constante viagem no infinito, incrível e inigualável mundo das arte te sejam companhia permanente.
Um abraço e até 2010,
Chagas Freitas, da Disneylândia

8:51 PM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA