PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

terça-feira, março 10, 2009

Aluno pagará universidade com trabalho na rede pública

O governo federal fechou um projeto para que estudantes de medicina e de cursos de formação de professores de educação básica possam pagar sua faculdade trabalhando na rede pública após a conclusão do curso. Discutido por dois anos, a proposta recebeu o aval do Ministério da Fazenda - último entrave da negociação na administração federal. Os ministérios da Educação e Saúde esperam enviar o projeto para o Congresso no mês que vem.

O objetivo é reduzir o déficit de médicos e professores na rede pública. Segundo o MEC, faltam hoje 246 mil professores, e 300 mil lecionam em áreas para os quais não foram formados (exemplo: pedagogo que dá aula de matemática).

Já o Ministério da Saúde estima que cerca de 500 cidades - principalmente no Norte e Nordeste - não têm equipe médica adequada. O projeto é polêmico e divide entidades e pesquisadores. A medida integrará o Fies, programa federal de financiamento estudantil. O aluno de medicina ou de formação de professores (pedagogia ou licenciaturas) teria a graduação financiada pela Caixa Econômica Federal, como já ocorre.

Capital Humano

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

OI Pit, bom ver vc aqui.
Eu continuo mais Acreana do que nunca. Quanto a matéria em destaque , parece interessante. No entanto, há uma aspecto que não pode ser esquecido: Como será feito o pagamento.Afinal, antes,durante e depois de concluir o curso o profissional precisa exercer trabalho remunerado e garantir a própria sobrevivência. Espero que os autores do projeto não esqueçam este pequeno detalhe.

Fraterno abraço

Cleide Elizabeth

11:56 AM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA