PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

terça-feira, outubro 14, 2008

O GRANDE DITADOR (1940)

Durante a 1ª Guerra Mundial, um barbeiro judeu perde a memória em um acidente, no qual salva a vida do piloto militar Schultz. Anos depois, ao retornar à barbearia, ele encontra a Tomânia sob o domínio do ditador Adenoid Hynkel e os judeus restritos ao gueto.

Hynkel, cuja imponência arranca saudações de multidões, planeja dominar o mundo e o primeiro passo é invadir o país vizinho, Osterlich. A estratégia também inclui o extermínio dos judeus, capturados e mandados aos campos de concentração.

O barbeiro judeu e o agora comandante Schultz, acusados de defenderem os interesses do povo perseguido, vão presos. A dupla consegue fugir e, devido às semelhanças físicas, o barbeiro é confundido com o ditador e acaba discursando em seu lugar.

"O Grande Ditador" é um dos famosos clássicos do cinema. Realizado por Charles Chaplin, que também assina o roteiro e a produção, o filme satiriza o regime ditatorial dos nazistas, na Alemanha, bem como, o fascismo de Mussolini. Por outro lado, é a primeira obra de Chaplin com diálogos.

O roteiro foi elaborado em 1939, enquanto a Alemanha invadia a Polônia e dava início à 2ª Guerra Mundial. Através desse filme, o grande cineasta conclama o mundo a reagir ao totalitarismo, num momento em que parte dos EUA pregava a neutralidade.

"O Grande Ditador" apresenta inúmeras cenas antológicas, como aquela em que Hynkel brinca com um imenso globo terrestre e chora como uma criança quando este estoura.

No Brasil, o filme foi censurado pelo Governo de Getúlio Vargas, por considerá-lo 'comunista' e 'desmoralizador' das Forças Armadas.

FOTOS PITTER LUCENA