PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

terça-feira, maio 06, 2008

PRESENÇA

Marcos Afonso*

A embarcação rude
Rasga o líquido barrento
De águas calmas e tranqüilas.
Os olhos atentos contrastam
Com os lábios rijos e expostos.
No ar, o gorjear de um pássaro
Faz voltar rapidamente
O crânio selvagem do cabloco
E a selva começa a cantar.
Amanhece
E no meio de tantos ruídos
Rapidamente a tez ignota do ser
Eleva-se em sinal de alegria.
Ao longe, bem ao longe,
Um grito agudo, triste e esfomeado,
Parece saber que lentamente
Vem a presença do pai.

*Marcos Afonso, filósofo, poeta, jornalista e amigo de longas datas, lançou recentemente, seu blog Varal de Idéias, que tem como princípio ético preservar e promover a vida.

A foto que ilustra o post feita por mim durante uma campanha eleitoral em Rio Branco. Marcos Afonso, com seu jeito simples de ser, fazia campanha de bicicleta.

Marcos Afonso foi uma das pessoas que acreditou em mim num momento muito difícil da minha vida. Em um certo período, época do movimento estudantil no início da década de 80, me levou para morar com ele na casa de sua mãe. A regra era a seguinte: quem chegasse primeiro em casa dormia numa pequena cama no quarto dele, o segundo a chegar da rua o destino era o sofá da sala. Geralmente fazíamos de tudo para chegar por último.

Marcos Afonso foi e, continua sendo, uma das pessoas que mais respeito e admiro desde quando me entendo por gente. Depois conto mais sobre o tumultuado movimento estudantil, ditadura militar e, claro, um sentimento chamado amizade.

Marcadores: ,

4 Comments:

Blogger Unknown said...

NOSSA, PITER!
QUE ALEGRIA A HOMENAGEM.
MAIOR AINDA PELA LEMBRANÇA!
ADOREI SEU BLOG. BOM VISUAL, BOAS MATÉRIAS…
ESSA POESIA (DO TEMPO QUE ME ACHAVA POETA) É BEM, MUITO, ANTIGA MESMO.
GRATO PELO CARINHO, PELAS PALAVRAS E PELO ESPAÇO.
ESTENDA SEMPRE SEUS SONHOS, LEMBRANÇAS E FOTOS NO VARAL. ELE É NOSSO!
GRANDE ABRAÇO, E MAIS UMA VEZ, OBRIGADO.

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Pitter

Ainda não o conheço pessoalmente, mas o que você escreveu sobre o Marcos expressa o que ele foi e o que ele é: uma das pessoas mais generosas com o bem-estar dos amigos, com os sonhos que as pessoas ainda não tiveram coragem para viver e estar com ele é um contínuo aprendizado. Fico feliz em que ele tenha no coração pessoas tão sensíveis como você demonstra ser. Um abraço,

Patrycia

4:43 PM  
Blogger Txai Dinho da Silva said...

Que maravilha rever vc meu super camarada Píter Lucena!

Sempre acompanho seu trabalho na Kaxiana. Esse é o Piter das redações...do Sesc...da 6 de Agosto...da Rio Branco dos poetas e sonhadores!!!

Abraço forte à vc e a Dona Sônia, educadora empreendedora e minha colega no Senac!!!

Fraternalmente,

Dinho da Silva

8:07 AM  
Blogger Unknown said...

Poxa que legal seu blog, estava pesquisando no google sobre o marcos e vi essa foto da bicicleta e fui clicando clicando até parar aqui, gostei muito do blog, adorei a foto e achei extremamente profunda a poesia.
Abraços.
Desculpa À invasão

10:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA