PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quarta-feira, maio 07, 2008

MEDO DA MORTE

Quando era criança tinha muito medo da morte. Vivia assustado o tempo todo. Não era o medo de morrer, isso nem sabia o que era. Meu pavor aumentava quando ia para a escola. Morava no final da Rua 6 de Agosto, exatamente às margens do Igarapé Judia. Da minha casa para a escola Maria Angélica de Castro andava uns três quilômetros, era um tanto longe para uma criança ir a pé. Mas não havia outro jeito.

O pavor que comentei acima começava por volta das seis horas da manhã. Ao chegar às primeiras casas da rua entrava no ar o programa Mundo Cão, levado ao ar pelo radialista Estevão Bimbi, através da Rádio Difusora Acreana. O programa era líder de horário absoluto. As casas, por onde passava, estavam todas de janelas abertas e seus moradores ouvindo o Mundo Cão, programa policial onde o locutor fazia questão de gritar quando havia assassinatos, estupros e outras coisas do gênero.

Era de lascar. Mas, o que mais me atormentava mesmo, era quando Estevão Bimbi tocava As Profecias de Frei Damião. Ai meu amigo era tortura para ninguém botar defeito. Naquele tempo, início dos anos 70, o misticismo ainda era muito grande e tudo que se falava sobre profecia era verdade, verdadeira. Todo o dia era a mesma coisa. Eu com minhas canelas finas apressava o passo para chegar mais rápido na escola. Mas que nada, quanto mais andava mais o medo crescia.

Além das várias profecias de Frei Damião dando conta das tragédias que iriam acontecer, surgiu um boato de que o mundo iria se acabar no ano 2000 e que ninguém escaparia. Isso para mim era um fim antecipado. Sabia exatamente a idade que iria bater a biela. Achava uma injustiça morrer aos 35 anos. Como era difícil viver nessa situação. Só depois de uns 10 anos fiquei sabendo que essa história não seria real. Que alívio.

Estevão Bimbi tinha um vozeirão e iniciava o programa dele com essas palavras: VOCÊ QUE TEM NERVOS FRACOS OU PROBLEMAS NO CORAÇÃO, DESLIGUE AGORA SEU RÁDIO, ESTÁ COMEÇANDO O MUNDO CÃO. Confesso que sofri, confesso que chorei com tanto terrorismo na minha cabeça. Hoje não tenho mais medo da morte, nem do fim do mundo.

Ainda sobre Frei Damião e o fim do mundo, diziam que teria dito que a casa que não tivesse três pedras de carvão embaixo do pote da cozinha estava condenada. E tome gente a arrebentar piso e cavar em busca destas pedrinhas.

Alguém lembra das cruzes de palhas de coqueiro que as pessoas levavam para serem abençoadas pelo padre na missa no Domingo de Ramos? Pois é. Dizem que depois de abençoadas as cruzes deveriam ser coladas na porta da frente da casa. Desta maneira ficariam livres de todo os males.

Pois é, infelizmente Frei Damião morreu e Estevão Bimbi também. Eu, vivíssimo, para contar a história.

Marcadores: ,

FOTOS PITTER LUCENA