PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quarta-feira, maio 07, 2008

LEMBRANÇAS

Busco na imaginação lembranças de minha infância sofrida. Encontro, claro, milhares delas. Mas somente com fotografias elas voltam à realidade como se fosse agora, nesse momento. Um filme volta na cabeça da gente e tudo que foi congelado naquela instante, não importa em que tempo, está à sua frente novinho em folha. Pessoas conhecidas e lugares desbravados estarão sempre impressos num papel chamado fotografia. São esses momentos eternizados num pedaço de papel que nos alegra o coração e a alma.

Nunca devemos esquecer o passado, sobretudo para lembrar as coisas boas e evitar cometer as mesmas ou idênticas falhas. Não podemos esquecer de todos aqueles que conosco se cruzaram e que, talvez, não tivessem merecido da nossa parte a melhor atenção.

E como nas fotografias aparecem alguns que já partiram, é importante recordá-los e, sobretudo, aprender que temos de tirar o maior proveito e alegria da oportunidade que nos foi dada de viver e conviver com tantos e tão bons amigos.

A foto acima representa um conjunto de recordações de muitos amigos. Alguns se foram desse mundo terreno. Nos deixaram lembranças quando partiram para o andar de cima sem avisar. O retrato foi feito no início da década de 80, durante uma das reuniões de consolidação da Teologia da Libertação, pregada pela Igreja Católica. Nesse congelamento do tempo estão várias personalidades. Entre elas, eu, lutando pela criação do Partido dos Trabalhadores.

Não faz muito tempo vi essa foto estampada numa reportagem especial no jornal Página 20, falando sobre os 20 anos de fundação do PT. Até gostaria de ter uma cópia desse material. Como uma foto vale mais do que mil palavras, eis uma imagem rara da criação do PT em Plácido de Castro. Nela aparecem religiosos, agricultores, educadores, lideranças sindicais entre outros. Se olhar com atenção, com certeza, irá reconhecer alguém.

Marcadores: ,

FOTOS PITTER LUCENA