PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quarta-feira, abril 18, 2007

EMPATE EM FAVOR DA VIDA!!!

Sei que nada sei, sei que nada sou. Mas vou entrar no debate sobre o projeto irracional do senador Tião Viana, que usa seu poder político para furar parte do Acre em busca de petróleo, andando dessa forma na contramão da história na defesa do meio ambiente. Como acreano do pé rachado, nascido e criado nos seringais de Xapuri, tenho todo direito de meter o bedelho onde achar necessário sobre meu pedaço de chão e, mais, quando perceber o real perigo de destruição da nossa floresta e seus habitantes que nela vivem a centenas de anos.

A princípio minha opinião é 100% contra qualquer tentativa que focalize destruir, seja em nome do desenvolvimento ou não, parte da maior diversidade de vida do planeta, fato que deixa o resto do mundo morrendo de inveja. Temos uma riqueza biológica que ninguém mais tem. O que falta na Amazônia são investimentos em pesquisas para que descubramos o potencial de energia limpa que está a nossa disposição sem precisar desmatar nada, sem precisar furar nada, sem precisar mexer com a vida de ninguém.

O senador Tião Viana bem que poderia, e pode, observar com mais atenção a falta de governo no apoio e incentivo aos povos da floresta. Mesmo passando necessidade para escoar seus produtos os seringueiros, ribeirinhos e produtores agrícolas amam o local onde moram e, por nada, nada mesmo, querem sair de lá. Eles querem que o governo faça investimentos como estradas vicinais, escolas, postos de saúde etc. Essa história de petróleo, por onde passou, deixou seqüelas até hoje não superadas. Petróleo é coisa do passado e, para acreanos, conscientes do dever de preservar a vida, é chegada a hora de um novo empate, dessa vez, contra essa prospecção de petróleo que tem cheiro da morte.

Não sou contra o desenvolvimento. Sou contra formas irracionais criadas para explorar os recursos da floresta. Se o governo brasileiro tivesse consciência e preocupação com a Amazônia hoje teríamos o melhor centro de estudo de biodiversidade do mundo. Ainda não temos a cultura da floresta. Não estamos educando o caboclo do futuro para que ele vá adiante dos seus pais na exploração do potencial econômico da região. Não estamos pesquisando o valor econômico da biodiversidade. Esses R$ 75 milhões que o senador disponibilizou para a tal prospecção seriam melhor investidos no melhoramento da qualidade de vida dos povos da floresta.

Já não basta a destruição da floresta acreana para plantar bois? Por quanto tempo viveremos sob idéias megalomaníacas em nome do “desenvolvimento”, quando sabemos que por trás disso tudo existem interesses particulares? Porque não melhorar as condições de trabalho do homem da floresta, que vive dela e tira o sustento dos filhos? A floresta vale mais, muito mais. Ela é pura vida alimentando outras vidas. Vamos ao empate!!!

Marcadores: ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá!

Passando apenas para dar um oi. Sou a Thalita (Ilcimar&Rocilda), depois que vc falou de fotos, fiquei tentando puxar da memória isso, foi tarefa difícil, mas tenho lembranças vagas daquele tempo...

Agora que descobri sei espaço sempre que dê estarei acompanhando seus escritos e opiniões...

Abs,

Thalita Figueiredo

8:47 AM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA