PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quinta-feira, julho 13, 2006

SAMBA DO CRIOULO DOIDO

Não poderia ser outro o título para definir a atuação dos partidos de oposição à administração da Frente Popular do Acre (FPA). Desde quando Jorge Viana assumiu o governo acreano os partidos oposicionistas não se entendem quando o assunto é eleição. É rasteira e cangapé para todos os lados, um verdadeiro samba do crioulo doido. Antigamente o pau começava a cantar depois das convenções, mas os tempos mudaram e, agora, o samba de peia começa dentro dos próprios partidos. Resumindo: na regra do jogo para as eleições de outubro só será falta quando alguém pisar na língua do adversário, isso claro, se o juiz, ou seja, a Justiça Eleitoral demonstrar competência para marcar a infração.

Enquanto PPS, PMDB, PSDB, PTC, PDT e PFL continuam de costas uns para os outros tentando puxar a sardinha para seu lado, arengando feito menino buchudo, a FPA vai compondo a trincheira para a batalha, negociando alianças com Deus e o diabo, chamando para o seu lado antigos inimigos mortais. Mas como guerra é guerra, o que importa é o fortalecimento do front. Não há dúvidas de que quando passar a Copa do Mundo a cobra vai fumar. A FPA vai mostrar à oposição que será peia para comer sabão e peia para saber que sabão não se come. Análise nua e crua: ou a oposição se entende e arruma a casa, ou vai apanhar em outubro, mais do que cachorro de índio.

No ano passado uma fonte de confiança da FPA me afirmou em Brasília que Jorge Viana teria mais de meio milhão de reais para gastar no decorrer de 2006, isto é, jogar dinheiro a balde para tentar eleger seu sucessor. A previsão está se confirmando. O governador está sentado numa verdadeira mina de ouro e, ainda, dirigindo uma máquina azeitada por ele mesmo, para manter o PT no poder por mais quatro anos. Nessa corrida Jorge Viana está cavalgando um puro sangue manga larga, enquanto a oposição ainda procura um pangaré.

Não adianta a oposição ficar fazendo beicinho e intrigas internas. Jorge Viana já demonstrou que é especialista em estratégias de campanhas, que entra na briga para vencer. Não é a toa que seus dois livros de cabeceira são O Príncipe e Arte da Guerra. O que estamos vendo nesse cenário político, nada mais é que Viana colocou em%

FOTOS PITTER LUCENA